em

Como se comportar quando a crise acaba chegando na empresa?

Sobreviver

Falar em crise é falar em períodos extremamente complexos para uma empresa conseguir sobreviver. Significa que quando a crise chega o faturamento tende a cair ou então são os custos e as despesas que acabam ficando maiores. No Brasil infelizmente neste momento estamos vivendo as duas situações. As empresas estão perdendo o volume de faturamento e tanto as empresas quanto as pessoas físicas, as famílias, estão enfrentando uma série de elevações nos seus custos, entre as quais a energia elétrica tem sido a grande vilã.

 

*****

Algumas medidas

Nestas horas é importante que a equipe adote uma política de austeridade plena em que cada centavo a ser pago corresponda a um investimento extremamente bem pensado. Significa olhar para dentro da empresa e buscar todas as alternativas para economizar um pouquinho mais nos custos e despesas. Em tempos de crise é importante que o profissional entenda que sobreviver é mais relevante do que tentar crescer e evoluir. É também muito necessário que os profissionais entendam que algumas medidas terão que ser adotadas, que algumas revisões de processos precisam ser feitas. Uma dica importante é o profissional parar de olhar apenas para sua área e tentar de alguma maneira perceber onde há ganho de produtividade na empresa como um todo.

 

*****

União

Explico com um exemplo. Imagine que um determinado departamento prepara uma série de atividades e manda para outro departamento. Cada departamento, por sua vez, faz bem aquilo que lhe pedem, mas em momentos de crise os dois departamentos tem de conversar. Os dois têm de entender como podem juntos diminuir custos e esforços. É assim, se preocupando com o negócio e com a sustentabilidade da empresa que um profissional deve se comportar em momentos de crise. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.