em

É correto elaborar um plano para suportar a crise por um tempo apenas?

Um conjunto

É um erro grave pensar quem uma crise pode ser apenas passageira. Primeiro porque as crises não tem hora para começarem e muito menos marcam hora para acabar. Crises são provocadas por um conjunto sistêmico de coisas. Em bom português, é tanto a politica econômica do governo quanto o comportamento das empresas, dos consumidores e até mesmo o comportamento da economia de outros países que se relacionam com o Brasil. É esse conjunto de coisas que faz com que uma crise inicie e, principalmente, que uma crise termine.

 

*****

Um bom momento

Por isso mesmo quando um empresário está enfrentando uma crise como a que vivemos no Brasil hoje, ele tem de tomar cuidado para não achar que essa crise será apenas passageira, achar que se sua empresa conseguir suportar por alguns meses bastará para depois retomar o cenário que vivia anteriormente. Crises são momentos excelentes para que uma empresa passe a analisar e criticar tudo aquilo que fazem no dia-a-dia. Mesmo num período ruim que uma crise determina é importante que o empresário tente enxergar o lado positivo disso revisando totalmente todos os seus processos.

 

*****

Forças externas

Para isso uma única variável será fundamental: ter a mente aberta para entender que tudo aquilo que funcionou até hoje pode agora não servir para mais nada e que, ao contrário, coisas que você se negava fazer, de repente precisam começar a ser executadas. Claro que algumas empresas, mesmo com toda criatividade e dedicação do empresário podem não sobreviver e isso fatalmente será resultado de forças externas que provocaram a crise. Por isso, meu amigo, preste atenção. Faça o seu planejamento para médio e longo prazo no pior cenário possível porque somente assim você terá garantias de que a sua empresa irá sobreviver. Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.