em

Planejamento tributário não é um recursos apenas para grandes empresas?

Deturpação

O Brasil hoje conta com mais de seis milhões de pessoas jurídicas instaladas, sendo que deste montante mais de 99% é composto por pequenas e microempresas. Significa, portanto, que a grande maioria das empresas no Brasil não tem o porte que todo mundo acha ser necessário para fazer um planejamento tributário. Evidentemente que o termo planejamento tributário vem sendo deturpado ao longo do tempo. Algumas pessoas passaram a converter como planejamento tributário atitudes que são ilegais.

 

*****

Desenvolver

Atitudes que tentam ludibriar o fisco, mentindo, enganando, escondendo, fraudando, simulando situações que são bem distantes da realidade. Entretanto, dispensando o neologismo, essa nova expressão, e indo para a parte técnica, planejar é tentar vislumbrar um conjunto de ações a ser desenvolvidas no futuro. Tributário, portanto, é planejar as ações que a sua empresa deve desenvolver em relação aos tributos que paga, no futuro.

 

*****

Entender a lei

Em nenhum momento, planejar tributariamente significa lesar o fisco, mas analisar as características da empresa à luz da lei, à luz do que é possível se fazer no Brasil, e adotar o regime tributário que ofereça a melhor relação entre custo e benefício para a empresa. Isto é o planejamento tributário de uma empresa, e independe do porte, independe do setor de atuação, ou ainda, independe do número de sócios que a compõem. Resumindo, planejamento tributário e única e exclusivamente conhecer mais sobre a lei e entender como a lei lhe permite pagar menos. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.