Pesquisa de campo
Um dos passos importantes na metodologia do design thinking é a prototipagem, que nada mais é do que você desenvolver uma solução protótipo, uma solução para a necessidade real do cliente e tentar de alguma maneira testá-la no mercado. Assim, antes de querer implementar uma nova empresa, um novo produto, mudar toda uma linha de produção, é necessário que você vá a campo e faça uma amostragem mediante um protótipo daquilo que você quer desenvolver.
*****
Definir o padrão
Mesmo quando se fala de serviços, fazer um protótipo significa atender um, dois ou três clientes que você considera relevantes e que podem significar, de alguma maneira, um tipo padrão dos clientes que você atende. Assim, a prototipagem é a situação, é a fase em que você desenvolve a solução para o cliente e testa essa solução, antes de tentar trabalhar em alta escala. É utilizar um universo menor de clientes, para perceber o que precisa ser ajustado, corrigido, e o que deve ser mantido, para somente depois implementar isso de maneira definitiva e completa na sua organização.
*****
Alternativa
É isso que o design thinking lhe oferece. Uma alternativa metodológica para coordenar todos os insight de inovação que a sua empresa quer implementar. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha