em

Uma vez definido qual é o problema, o próximo passo é implementar a solução?

Pesquisa de campo

Um dos passos importantes na metodologia do design thinking é a prototipagem, que nada mais é do que você desenvolver uma solução protótipo, uma solução para a necessidade real do cliente e tentar de alguma maneira testá-la no mercado. Assim, antes de querer implementar uma nova empresa, um novo produto, mudar toda uma linha de produção, é necessário que você vá a campo e faça uma amostragem mediante um protótipo daquilo que você quer desenvolver.

 

*****

Definir o padrão

Mesmo quando se fala de serviços, fazer um protótipo significa atender um, dois ou três clientes que você considera relevantes e que podem significar, de alguma maneira, um tipo padrão dos clientes que você atende. Assim, a prototipagem é a situação, é a fase em que você desenvolve a solução para o cliente e testa essa solução, antes de tentar trabalhar em alta escala. É utilizar um universo menor de clientes, para perceber o que precisa ser ajustado, corrigido, e o que deve ser mantido, para somente depois implementar isso de maneira definitiva e completa na sua organização.

 

*****

Alternativa

É isso que o design thinking lhe oferece. Uma alternativa metodológica para coordenar todos os insight de inovação que a sua empresa quer implementar. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.