em

É possível um gestor transformar notícias ruins em notícias boas para equipe?

Psicologia

Não há algo tão difícil para algumas pessoas quanto ter que dar notícias ruins, seja no trabalho, seja na família, seja no relacionamento pessoal, seja para dizer que um colega seu está machucado, seja para dizer que alguém está sendo demitido, ou então, simplesmente para dizer que a empresa não passa por bons momentos. Há pessoas que parecem não ter preparo psicológico para isso. Então, se você quer se transformar num gestor de empresas, não pode, em hipótese alguma, deixar de ponderar essa habilidade como sendo algo necessário para o seu sucesso.

 

*****

Mostrar a solução

Os maus gestores são aqueles que tentam maquiar a realidade e de alguma maneira transformá-la num mar de rosas, ou dourar a pílula como se diz por aí, embalar tudo o que não presta com uma fita dourada. Às vezes, no mundo corporativo, é melhor ser direto e franco, porém sempre mostrando que há uma solução. É bem diferente de mentir ou então transformar coisas ruins em coisas boas. Um bom exemplo é a crise. Uma empresa tem de falar a verdade para seus funcionários dizendo que está perdendo faturamento, que está tendo dificuldades, afinal somente assim eles vão poder ajudar a empresa.

 

*****

Demonstrar interesse

De outro lado, mostrar apenas os problemas sem mostrar alguma tentativa de solução é como dizer aos funcionários que você já entregou a batalha e se sente derrotado. Resumindo, o problema não é dar notícias ruins. O problema é não enxergar uma solução, ou pelo menos não demonstrar interesse em encontrar uma solução, para a sua equipe. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.