em

Que atitude um empresário deve tomar para ganhar mais dinheiro em um ambiente de crise?

Diminuir despesas

Para resolver os problemas de uma empresa, por incrível que pareça, basicamente há apenas dois caminhos possíveis. O primeiro é elevar as receitas e o segundo é diminuir custos e despesas, uma fórmula extremamente simples e poderosa para melhorar o desempenho de todas as organizações, independente de haver crise ou não. Acontece que quando as coisas não estão boas no mercado, quando o consumo está caindo, quando as pessoas não têm poder aquisitivo, fica difícil para a empresa, em meio a uma recessão econômica, elevar as suas vendas.

 

*****

Não perder

Significa, portanto, que o caminho que resta é reduzir custos e despesas e assim a máxima que deve predominar nas organizações hoje é: a melhor maneira de ganhar dinheiro é parando de perder dinheiro. Essa questão deve ser levada muito a sério nas empresas hoje em dia para que efetivamente consigamos superar esse momento difícil que o Brasil vive. Não adianta se iludir e tentar tapar o sol com a peneira, dizendo que as pessoas voltarão a consumir rapidamente porque isso não tende a acontecer.

 

*****

Repensar

Agora, de outro lado, é importante entender que se não dá para elevar o faturamento, é necessário agir com humildade e repensar tudo o que você faz na sua vida e na sua empresa, para tentar parar de perder dinheiro. Resumindo, lembre-se desse ditado: a melhor maneira de ganhar é parar de perder. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.