em

Como um gestor de vendas deve se comportar quando alguns integrantes da equipe estão perdendo a motivação?

Atitude

Um gestor de vendas deve sempre ter em mente que se a sua equipe está perdendo a motivação, a culpa efetivamente é do gestor. Pode ser porque ele não toma as atitudes necessárias como dispensar, retirar da equipe pessoas que estão forçando demais a sua tendência, a sua essência porque são pessoas que não tem vocação para atuar em vendas e acabam tentando experimentar e aprender mesmo que assim prejudiquem a organização.

 

*****

Percepção

Quando o gestor de vendas percebe que um integrante da sua equipe não apresenta o potencial necessário ou não vem apresentando o desempenho esperado na área de vendas é importante que ele não perca tempo e tome as atitudes emergenciais necessárias para substituir por pessoas que tenham sim vocação e talento para vender. O segundo aspecto relevante é se o gestor demora, se o gestor sequer percebe que a pessoa não tem a menor vocação para atuar em vendas. Nesses casos, novamente a culpa é do gestor porque se no primeiro ele não toma atitude, no segundo ele também não acompanha devidamente a equipe para identificar onde estão os problemas e principalmente como reverter a motivação da equipe.

 

*****

Estratégia

Quando profissionais que são bons de vendas começam a apresentar uma queda no desempenho, tenha certeza de que muito se deve ao comportamento do gestor com a sua equipe. Resumindo, quando um gestor de vendas tem uma equipe qualificada, basta apenas que ele saiba agir com o combustível certo para incendiar a motivação dos seus vendedores. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.