Ideologia
A base de qualquer ação de voluntariado, ou seja, uma ação em que as pessoas se dispõem a investir do seu tempo e até mesmo dos seus recursos pessoais para ajudar uma causa é justamente o conceito ideológico que a compõe. Em bom português, pessoas só se candidatam a ser voluntárias em algo se houver uma causa ideológica, se houver uma ideia, uma bandeira a ser defendida. É justamente ai que muitos gestores acabam pecando. Eles querem convencer a equipe que é importante ter essa causa, enquanto a própria alta gestão não demonstra atitudes coerentes com aquilo que diz.
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Erro no alvo
Em bom português, é quando o chefe defende que as pessoas mais necessitadas devem receber apoio e, ao mesmo tempo, esse mesmo chefe age com mesquinhez, e até mesmo com avareza, na hora de tratar os próprios funcionários da empresa. Algo como anunciar a doação de muitas cestas básicas e de arrecadar alimentos para uma comunidade carente sem perceber que os próprios funcionários da empresa muitas vezes moram nessa comunidade carente e estão necessitando desse tipo de doação.
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Causa verdadeira
É por isso que quando um gestor tenta estimular a equipe a respeito de envolvimento numa causa ideológica deve primeiro se questionar se tem moral, se tem literalmente atitudes que referendam aquilo que está falando, pois pior do que falar e não fazer é falar e agir justamente no sentido contrário, desmentindo tudo aquilo que disse. Voluntariado é a atitude de unir pessoas em torno de uma causa que seja verdadeira e não apenas politicamente correta. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha