em

É correto o gestor da empresa revelar aos clientes que está em crise?

Regularidade

Quando uma empresa está em crise e se vê diante do dilema de revelar ou não aos clientes essa dificuldade, há dois aspectos que podem auxiliar um gestor a tomar a decisão. A primeira delas é verificar se o cliente, mediante a informação de que a empresa não está bem, não se sentirá potencialmente desamparado, ou seja, um cliente poderá perceber que não vale mais a pena comprar daquela organização porque corre o risco de ter o seu desabastecimento a qualquer momento. Significa que às vezes o cliente tem uma dependência no fornecedor e quando este demonstra uma fragilidade, o cliente não pensa duas vezes para trocar de fornecedor a fim de manter a regularidade do seu negócio.

 

*****

Alternativas

Contudo, há também outra questão envolvida que é quando o cliente vem passando por dificuldades. Quando a situação for essa, é mais do que coerente que a empresa informe aos seus clientes que está tendo dificuldades por conta das dificuldades que os clientes vêm passando. Isto porque, em conjunto, cliente e fornecedor poderão desenvolver soluções alternativas e até mesmo inovar no mercado fazendo com que produtos mais baratos sejam produzidos, melhorias de produtividade sejam conquistadas na embalagem, na entrega ou até mesmo na característica principal do produto.

 

*****

Encontrar aliados

Resumindo, quando a empresa perceber que ao revelar as suas dificuldades para o cliente encontrará um aliado, deve fazê-lo. Já, quando perceber que ao revelar para o cliente suas dificuldades se torna uma ameaça de perder mercado, o melhor é suportar e resolver tudo sozinho porque ele não terá um parceiro comercial. Ele tem uma empresa e não se importa com o seu futuro. Ele irá trocar facilmente de fornecedor se algum tipo de temor vier a aparecer. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.