em

Por que algumas pessoas simplesmente se recusam a agradecer pela ajuda recebida?

Bem estar do próximo

Eu considero que no meio corporativo há duas atitudes completamente diferentes quando o termo é ajudar alguém. Há o primeiro grupo, formado por pessoas que querem realmente contribuir para o crescimento do companheiro, do colega de trabalho. São pessoas que não medem esforços para fazer com que a carreira do colega cresça, melhore a cada dia. Estas pessoas, normalmente não pedem nada em troca e sequer exigem uma espécie de declaração de gratidão. Elas fazem simplesmente porque querem ver o bem do outro.

 

*****

Possibilidades

Mas há também o segundo grupo de pessoas que vê na ajuda ao companheiro uma espécie de trampolim, de poder de barganha para conquistar algo. São pessoas que negociam com muita habilidade o que podem receber quando ajudarem alguém. É aí que começa a confusão. Estas pessoas normalmente fazem até mesmo chantagem com aquele que foi ajudado, utilizando frases do tipo: quando você precisou, eu estava lá e agora que conquistou uma nova posição simplesmente ignora, não ajuda quem lhe deu a mão na hora certa?

 

*****

Garantias futuras

Percebe-se que este tipo de pessoa está longe de ser alguém de bom coração, alguém que ajuda, mas trata-se de alguém que se aproveita da fragilidade, da necessidade do outro, para conquistar uma posição de vantagem no futuro. Por isto mesmo a recomendação de hoje é muito simples: decida agora se você é uma pessoa que gosta de ajudar por ajudar ou gosta de ajudar por interesse. Pense nisto!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.