em

Quando as vendas estão caindo, qual o caminho que um gestor de vendas deve adotar para motivar a equipe?

Estimulados

Verdadeiros profissionais de vendas se autoestimulam diariamente. Significa que as metas que a empresa estabelece nem sempre são prioridade para quem é realmente um profissional de vendas. Normalmente pessoas que se orgulham do que fazem no ato de vender são aquelas aqueles profissionais motivados pelo desafio da tarefa e não necessariamente pela meta que a empresa arbitrou para aquele determinado período. Eu conheço profissionais que mesmo em situações extremamente críticas conseguem utilizar a criatividade e, principalmente, conseguem agir com muita humildade para construir com o cliente relacionamentos que contribuam para as vendas tanto dele, profissional de vendas quanto do cliente.

 

*****

Talento

E é justamente na crise que é a hora de cada profissional revelar o seu verdadeiro talento e a sua verdadeira vocação. Aqueles que, por algum motivo, começarem a lamentar vendas ruins, que não há nada mais a fazer, pode ter certeza que ainda são profissionais de vendas em formação ou em decisão. Em formação porque são profissionais efetivamente bons, mas que ainda se deixam influenciar por comentários negativos de pessoas que querem apenas nivelar por baixo a competência da equipe e profissionais de decisão são aqueles profissionais que quando as vendas estão boas, conseguem vender de maneira tranquila, sem muito esforço, porém quando a crise chega, ficam na dúvida se querem mesmo continuar nessa profissão.

 

*****

Fazer parte do time

Por isso a recomendação para os gestores de vendas é extremamente simples. Numa época de crise, os profissionais que estão motivados para vender são aqueles que efetivamente você deve manter na equipe. Já, aqueles que estão em busca de uma decisão, ajudem-nos exigindo que essa decisão aconteça logo. É que em momentos difíceis não se pode perder tempo com quem não quer fazer parte do time. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.