em

Responsabilidade social nas empresas

Voluntariado

Para algumas pessoas o mais importante na responsabilidade social é ter um orçamento disponível na empresa. É a empresa se dispor a pagar todas as despesas e todos os investimentos necessários para que um projeto do terceiro setor seja implementado. Entretanto, um dos pilares que melhor garante a sustentabilidade ao longo do tempo de um projeto de responsabilidade social é o voluntariado. Diferentemente dos recursos financeiros o voluntariado depende apenas que um grupo de pessoas que queira atuar de maneira voluntária e gratuita em um determinado projeto.

 

*****

Adesão

A maioria dos projetos que envolvem inclusão e ressocialização depende muito mais de um conjunto de pessoas que se dedicam a trocar experiências e contribuir para um projeto, do que propriamente do dinheiro que o projeto pode oferecer. Veja o exemplo de uma grande empresa que deseja fazer um projeto de responsabilidade social numa determinada favela no seu entorno. Os funcionários da empresa, preocupados em aderir à questão se reúnem e estabelecem um programa de voluntariado para ensinar as crianças daquela favela conteúdos que complementam o currículo escolar daquelas crianças. Sua intenção é elevar o nível de aprovação, o nível de escolaridade, seja auxiliando crianças a melhorar o desempenho ou promovendo a inclusão de adultos também no processo de alfabetização.

 

*****

Maiores chances

De outro lado, outra empresa destina apenas recursos do seu orçamento para melhorar as condições de vida daquela favela. Não é preciso dizer que serão as ações de voluntariado que terão maiores chances de sobreviver em época de crise. Aí fica a questão. Responsabilidade social que depende unicamente de recursos financeiros pode estar fadada a terminar quando efetivamente os recursos forem embora, já quando se fala de voluntariado, não se trata de recursos, mas sim de realização pessoal. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.