em

Como dosar a criatividade para crescer dentro de uma empresa?

Sem unidade de medida

Toda vez que me perguntam como dosar a criatividade de alguém, é importante sempre lembrar que criatividade não é mensurável, ou seja, não existe uma régua com uma unidade de medida para dizer se uma pessoa é mais ou menos criativa que outra. O que eu costumo realmente afirmar a essas pessoas é que mais importante do que se a pessoa é criativa ou não é o quanto ela consegue conectar essa criatividade com os resultados ou, no mínimo, com a geração de valor para a empresa.

 

*****

Apenas muda o jeito

Em alguns casos, pessoas se orgulham de ser altamente criativas mas apenas mudam o jeito de se fazer as coisas, porém os resultados continuam sendo baixos. É o caso daquela pessoa que querendo inovar, querendo ser criativa muda o estilo do relatório, porém as decisões são tomadas não pelo formato gráfico que é apresentado, mas sim pelo conteúdo, pela informação que esses gráficos proporcionam para a empresa. Por isso, meu amigo é importante sempre ter em mente que dosar a criatividade de alguém, ou a própria criatividade é uma plena utopia, é uma ilusão.

 

*****

Resultado nulo

O melhor é conectar toda a criatividade existente para a geração de valor à empresa ou para a criação de resultados. Quando isso não acontece, literalmente a empresa desperdiça tempo, o profissional desperdiça dedicação e o resultado é pífio, é praticamente nulo. De forma simples e prática, criatividade desconectada de resultados e valor para a empresa é simplesmente ilusão.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.