em

Como utilizar a criatividade para melhorar as decisões na empresa?

Entender o problema

Existe um erro que algumas pessoas cometem na hora de querer usar a criatividade para tomar decisões. Geralmente o que se busca é que as pessoas usem a criatividade para desenvolver mais soluções para um mesmo problema. A grande questão é que nem sempre está na solução a necessidade da criatividade. Ao contrário, a criatividade é necessária para que se entenda realmente qual é o problema. Em muitos casos as pessoas tentam dar soluções para problemas aparentemente óbvios.

 

*****

A causa do problema

Entretanto, algumas vezes pode-se perceber, usando a criatividade, que aquela situação tida como problema é na verdade uma das causas do problema. Imagine que os clientes de determinado estabelecimento reclamem porque o atendimento é demorado. O que normalmente todos procuram fazer é estimular a criatividade para gerar soluções, contudo ninguém pergunta se realmente é o atendimento que é demorado ou então é o pré-atendimento, aquele momento aonde o cliente chega ao estabelecimento e tem de prestar informações cadastrais para poder fazer uma compra ou ser atendido numa clínica por exemplo.

 

*****

Não perca tempo

O resumo de tudo isso é o seguinte: melhore suas decisões na empresa usando a criatividade para entender qual é realmente o problema que você tem a resolver. Em vez de perder tempo tentando usar criatividade para desenvolver muitas soluções para aquilo que na verdade não é o problema. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.