em

Devo mencionar no currículo que tenho domínio em informática?

Outro tempo

Antigamente conhecer e dominar os conceitos de informática era um 
diferencial por dois motivos básicos. Primeiro, as linguagens eram técnicas e praticamente não havia um software amigável. Ou você conhecia a linguagem de programação ou era realmente um analfabeto digital. Segundo, porque o meio corporativo ainda concentrava suas atividades baseado em máquinas de escrever.

 

*****
A realidade

Somente depois de gerados nas máquinas de escrever é que os documentos eram enviados para os malucos do CPD – Centro de Processamento de Dados. Hoje em dia, a impressão é de que alguém andou falando para os candidatos ao emprego que o recrutador sequer lê o que está escrito no currículo, ou seja, o currículo deve ser preenchido com o maior número de informações, ainda que elas não sirvam para muita coisa. É por isso que jovens profissionais vem cometem um erro grave.

 

*****

O óbvio

Para simplesmente colocar mais palavras em seu currículo, alguns desses 
candidatos chegam ao cúmulo de descrever o que significa domínio em informática 
como redator de texto, planilhas eletrônicas, recebimento de e-mails, etc. Acontece que essa situação mais atrapalha do que ajuda o candidato. Ao colocar informações óbvias no currículo, um profissional cria no recrutador a sensação de que aquele profissional não tem nada a contribuir para a empresa, ao menos no quesito objetividade.

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.