em

Por que a criatividade pode não ser suficiente para garantir uma carreira de sucesso?

Capacidade de levar a termo

Tem-se falado muito nos últimos dias sobre a necessidade de ter equipes criativas. Todo profissional vem sendo estimulado a desenvolver comportamentos para violar o status quo, ou seja, para questionar todos os procedimentos que existem no dia-a-dia da empresa, tentando ganhar performance, melhorar o desempenho de todos, enfim reduzir custos e aumentar receitas. A grande questão é que nem sempre a criatividade é vista de maneira isolada como algo suficiente para garantir que a pessoa tenha sucesso, pois tão importante quanto a criatividade é a capacidade que o profissional deve ter para levar a termo e concluir tudo aquilo que ele pensa e consegue.

 

*****

Vícios

Conheço vários profissionais que são extremamente criativos quando o assunto é ponderar sobre uma nova oportunidade. Entretanto, esses mesmos profissionais são pessoas que prometem e acabam não fazendo. São pessoas que nem sempre levam ao fim tudo o que começaram. Um dos vícios que mais contribui para que isso aconteça é deixar para o instante seguinte, aquilo que você pode fazer agora. Por exemplo: você está numa reunião e em vez de logo ligar para uma pessoa envolvida num determinado assunto diz para colocar na ata que depois liga.

 

*****

Sem devaneios

Ora, nem sempre postergar é um sinal de inteligência. Muitas vezes tentar planejar demais e executar de menos pode ser o grande defeito do profissional. Por isso amigo, não esqueça. Tão importante quanto ter criatividade no ambiente corporativo é saber que a criatividade desacompanhada de ações efetivas não passa de devaneios da pessoa e que a faz sentir orgulho de ser criativa, embora ela não tenha acabativa (neologismo criado por Kanitz). Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.