em

Uma pessoa que consegue conquistar clientes pode não ser um bom vendedor?

Gostar de ajudar

Costuma ser um erro relativamente comum no meio corporativo um gestor acreditar que só porque uma pessoa consegue conquistar a simpatia dos clientes também pode ser um excelente vendedor. Há motivos para que isto não seja sempre uma regra exata, uma espécie de fórmula do sucesso. Para conquistar clientes basta que uma pessoa saiba servir, que goste de prestar serviços aos outros, que goste de auxiliar o cliente naquelas necessidades que ele apresenta.

*****
Ser capaz de prever situações   

Entretanto, ser um bom vendedor é muito mais que isto. Um bom profissional de vendas é aquela pessoa que consegue antever aquilo que nem mesmo o cliente consegue descrever que necessita. Há um exemplo. Uma pessoa chega numa determinada loja desejando comprar um carro, de determinada marca e modelo. Um vendedor normal, uma pessoa que sabe apenas servir, vai se esforçar de todas as maneiras para viabilizar a compra daquele carro exatamente no modelo e tipo que o cliente deseja.

 

*****

Descobrindo reais necessidades

Já, aquele que é um profissional de vendas vai procurar primeiro entender para que o cliente quer aquele veículo. Muitas vezes ele pode estar querendo um determinado modelo que não vai suprir as suas reais necessidades. Aliás, este é o grande macete para saber se uma pessoa sabe apenas atender o cliente ou sabe ser um profissional de vendas. Identifique se ele sabe perceber a real necessidade do cliente, entregando não apenas o que ele quer, mas também e principalmente, aquilo que ele precisa.

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.