em

O que fazer quando a educação recebida em casa é diferente do que o chefe exige?

Valores

Para alguns profissionais pessoalizar uma relação é a melhor maneira de sair da discussão objetiva, ampla e aberta a respeito do que é certo ou errado. É assim que algumas pessoas reagem quando veem que não têm argumentos para defender a sua posição. Algo do tipo: Ah, mas eu não fui educado dessa maneira. Logo não se pode pedir que eu me aja da forma como que você quer. Em bom português, educação decorre de valores universais, coisas que não se varia de família para família.

 

*****

Respeito

Por exemplo, é de bom tom que uma pessoa pelo menos respeite a outra evitando constrangimentos, evitando ofensas, evitando o uso de palavrões e de preferência utilizando todas as expressões de bom senso como: por favor, obrigado, com licença. Dizer que não foi educado assim não significa que tem o direito de agir de outra maneira. É quase a mesma coisa como aquele criminoso que diz que não sabia que roubar era contra a lei, que nunca teve acesso a esse tipo de lei, que nunca lhe educaram a não fazer isso e que na sua família era normal.

 

*****

Buscar

Esse é um princípio chamado de princípio da publicidade, ou seja, a lei é pública e deve ser conhecida por todos e cabe a cada cidadão buscar entender o que a lei determina e o que ela proíbe de ser feito. Da mesma maneira, quando uma pessoa não apresenta comportamento educado, não adianta reclamar de que não teve a educação devida, tal qual lhe pedem. Nessas horas o conceito é muito simples. Nunca errará por excesso aquele que agir com educação e na verdade errará sempre aquele que nivelar a educação por baixo ou pelo mínimo necessário. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.