em

O que fazer: terminar dentro do tempo ou prezar ou pela qualidade?

Situações

Alguns profissionais não podem utilizar a falta de tempo para terminar um projeto como justificativa para reduzir a qualidade daquilo que se propuseram por um motivo simples. Existem atividades e projetos no mundo empresarial que efetivamente requerem essa qualidade e o decurso do tempo não pode ser justificativa para abrir mão dessa qualidade. Imagine um exemplo. Você é uma pessoa que elabora alimentos para pessoas com algum tipo de doença. Você sabe que a qualidade dos alimentos que produz é fundamental para garantir a continuidade da vida das pessoas. Por isso não adianta dizer que a falta de tempo justifica a perda da qualidade.

 

*****

Controlar os riscos

Já, de outro lado, há situações no mundo empresarial, nas organizações, em que a pessoa acaba perdendo muito tempo querendo uma qualidade que não é necessária, ou ainda, coloca em risco todo o processo produtivo por conta do tempo que não cumpriu. Esse é o caso, por exemplo, de uma indústria onde as pessoas que trabalham na produção têm de entregar peças para outra parte. Simplesmente deixar de produzir é parar uma fábrica inteira prejudicando assim todo o processo produtivo.

 

*****

Prioridades

Resumindo, meu amigo, mais importante do que querer uma regra para justificar a falta de tempo na hora de terminar uma tarefa, é analisar se as tarefas de que você está falando devem ser priorizadas pela qualidade ou pelo tempo. Profissionais inteligentes priorizam o que fazem todo o tempo e é justamente isso que diferencia os bons daqueles que nunca atingem os resultados. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.