em

O que o comportamento de uma pessoa no seu lazer tem a ver com a carreira profissional?

Autoanálise

Para algumas pessoas tudo aquilo que um profissional faz fora do trabalho não pode ser correlacionado e muito menos misturado com a sua carreira. Isso é verdade! Uma empresa não pode exigir que a pessoa se comporte de determinada maneira fora do ambiente de trabalho. De outro lado não é a empresa que deve fazer isso, mas sim o próprio profissional. Para explicar imagine o caso de um profissional funcionário de um banco e que tem acesso a todas as aplicações, às movimentações financeiras dos seus clientes.

 

*****

Credibilidade

Portanto, sigilo é algo inerente à sua função. Porém, quando essa pessoa está fora do banco, no seu relacionamento social, se revela um senhor fofoqueiro, uma pessoa que não guarda segredos sobre nada que acontece e aí vem a questão! Como pedir ao cliente que acredite que o profissional que está no banco guarda sigilo e sabe ser discreto quando essa pessoa fora do ambiente de trabalho é exatamente o contrário. Evidentemente que todos os clientes terão razão ao evitar ter relacionamento com aquele profissional e até mesmo com aquele banco.

 

*****

Oportunidade

Por isso a recomendação de hoje para os profissionais é: você não pode separar completamente o que você é dentro da empresa daquilo que você é fora dela. Agir com bom senso para manter uma sinergia, para manter um comportamento digno e compatível com aquilo que você é dentro e fora do trabalho é uma excelente oportunidade para não ter problemas e também para construir uma carreira de sucesso. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.