em

Por que alguns profissionais tem a mania de não terminar o que começam?

Já vi isso

Pondere um pouco se você já não percebeu, ou pelo menos não testemunhou, que algumas pessoas, no mundo corporativo, costumam não terminar aquilo que começam. Isso sem dizer que às vezes você, que profissionalmente, não termina o que começa. É justamente por isso que a minha dica de hoje é para que essas pessoas comecem a refletir qual o motivo que as leva a não se comportarem dessa maneira. Para algumas pessoas não dar continuidade para algumas tarefas é simplesmente uma questão de rotina que se instala.

 

*****

Gosto pela novidade

Em bom português, a pessoa é extremamente motivada, empolgada, quando o assunto é novo, mas imediatamente após essa novidade cair, deixar de existir, a pessoa também reduz drasticamente o seu desempenho, a sua dedicação ao ponto de muitas vezes deixar parado algum projeto. É o que eu chamo de busca pela novidade. E esse é um mal que vem assolando muitos profissionais, principalmente os mais jovens que buscam na novidade uma espécie de compensação em relação ao marasmo, em relação ao desânimo que a rotina impõe.

 

*****

Compromisso

Veja! Se de um lado os jovens buscam a novidade com uma espécie de calor, de vento novo, de outro é preciso entender que muitas vezes a rotina é que mantém uma organização. É justamente a persistência, a continuidade, o findar as coisas, ou seja, terminar as coisas que constrói a imagem de um profissional efetivamente competente. Claramente, antes de querer começar muitas coisas e não terminar nenhuma é melhor começar menos atividades tendo a certeza que irá dar fim a cada uma delas. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.