em

Quer dizer que um profissional, em pleno descanso, continua trabalhando?

Óbvio que não, mas…

Quando uma pessoa está no seu descanso, efetivamente e obviamente ela não está trabalhando e isso significa também que ela não está construindo, ou o que é pior, destruindo a sua carreira profissional. É justamente sobre isso que é importante dar um alerta aos profissionais. É falho acreditar que a sua conduta fora da empresa não é vista, não é avaliada, não é ponderada pelo cliente, e por que não também pela empresa, como um sintoma da falsidade ou então da sinceridade do seu comportamento. Vamos a um exemplo. Numa determinada empresa um profissional realizava vendas para um cliente.

 

*****

Duas caras

Ele sempre fazia essas vendas emitindo opiniões sobre o que o cliente devia ou não devia comprar. Esse profissional acabou conquistando uma respeitabilidade muito grande perante os clientes e é por isso que eles ouviam os seus conselhos. É por isso também que esse profissional conseguia vendas muito acima do que os demais colegas da equipe. Tudo ia muito bem até que um dia, num final de semana, um dos clientes percebeu esse profissional consumindo produtos completamente diferentes daquilo que recomendava e o que é pior, justamente aqueles produtos que ele dizia que jamais o cliente, com um pouco de bom senso, deveria consumir.

 

*****

Perder a confiança

É claro que não precisa dizer mais nada. É evidente que esse profissional destruiu a sua carreira, pois os clientes agora não confiam mais nele. Não se trata, portanto, do quanto a empresa tem a perder, mas do quanto o profissional tem a perder. Preste atenção! Carreira profissional a gente constrói a cada segundo, a cada dia, durante toda a vida. Não se trata de trabalhar ou não, mas sim de construir. Quem trabalha, nem sempre consegue construir. Agora, quem constrói, tenha certeza, sempre terá muito trabalho pela frente. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.