em

Como um contabilista pode sensibilizar a empresa da importância de se conhecer mais sobre o sistema tributário?

Papel fundamental

Em algumas empresas, o contabilista não é visto como um profissional de gestão, mas sim como um profissional burocrata, como alguém cuja única finalidade é manter em ordem a documentação, é processar todos os documentos gerados pela tesouraria, pelo caixa. Enfim, o contabilista é visto muitas vezes como um burocrata com a finalidade de garantir que tudo seja feito dentro da lei. Acontece que essa é uma imagem equivocada da função de um contabilista. Na verdade, hoje nas organizações, o contabilista assume um papel fundamental porque ele tem todas as informações relevantes sobre a operação da empresa e sobre o impacto tributário que essa operação resulta.

 

*****

Iniciar o processo

A questão é que muitas vezes o próprio contabilista não recebeu preparo na sua qualificação, na sua graduação na faculdade para agir como um instrumento de multiplicação de conhecimentos dentro da empresa. E aí é que aparecem os problemas. De um lado, o contabilista querendo que as pessoas se interessem mais, enquanto que de outro, as pessoas achando que o contabilista só quer burocracia. Como eliminar isso? Alguém tem de iniciar esse processo e fatalmente a responsabilidade é do contabilista que detém mais conhecimento técnico e que deve de todas as maneiras gerar informações relevantes ao olhar do empresário, ao olhar do gestor.

 

*****

Chamar a atenção

Significa que o contabilista deve dar um passo atrás, esquecendo um pouco de toda a nomenclatura que lhe é peculiar, e passando a usar termos de quem gere a empresa, mudando um pouquinho a maneira pela qual ele explica as coisas. Assim pode ser que tenha um ganho muito forte na simpatia e na adesão da alta gestão para lhe escutar e entender mais sobre como funcionam todas as regras, toda a carga tributária que incide sobre a operação da empresa. Resumindo, meu amigo, contabilista é aquele profissional que detém informação e deve ter também inteligência para chamar a atenção da alta gestão sobre a importância do seu papel e daquelas informações. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.