em

O que fazer quando a carga tributária no Brasil está acabando com sua empresa?

Absurdo

Que a carga tributária no Brasil é extremamente alta não é preciso sequer explicar. O Brasil é praticamente recordista mundial de carga tributária sobre a atividade produtiva, ou seja, para cada Real que a gente produz de riqueza temos que pagar quase que metade em impostos para o governo. É por isso que várias estatísticas mostram que no período de um ano, um profissional ou uma empresa, trabalham mais de 4 a 5 meses somente para dar ao governo todo o seu faturamento. Nessas horas, é importante dizer aos empresários, duas coisas importantes: primeiro que enquanto não for alterada a regra do jogo é essa, e ela vigora não apenas para você, mas para todos os seus concorrentes.

 

*****

Aprendendo

De certa maneira seria um alívio caso você não percebesse que o seus concorrentes também estão sofrendo muito por conta dessa carga tributária. Mas a grande questão é que o empresário hoje é aquele que não apenas conhece do seu negócio, conhece da gestão da sua empresa, mas principalmente procura conhecer cada vez mais sobre os aspectos tributários do Brasil. Isso porque ele entende que se não tiver capacidade de debater, de conversar abertamente com o seu contabilista a respeito de todas as alternativas legais que ele tem para estruturar os seus negócios, fatalmente ele está fadado a pagar mais do que deveria e, principalmente, mais do que pode.

 

*****

Habilitado

Logo, a recomendação de hoje para os empreendedores e também para os profissionais é muito simples, se você quer garantir o seu crescimento na carreira ou na empresa, é necessário sim que passe a conhecer cada vez mais o modelo tributário do Brasil. Quem conhece, sente-se pelo menos habilitado a reivindicar e discutir o tema. Já quem não conhece, acaba indo pelo que os outros dizem mesmo que seja uma enorme besteira. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.