em

Por onde começar para entender mais sobre o sistema tributário nacional?

Aprender

O sistema tributário nacional, apesar de ser grande e complexo, é relativamente fácil de entender quando se busca a fonte correta.  Significa que todo gestor deve começar dentro da empresa tendo uma conversa mais do que informativa com seu contabilista. Algo como: Hoje não vamos conversar sobre quanto eu tenho ou não de pagar de impostos. Hoje vamos conversar sobre porque eu tenho de pagar esses impostos e a você contabilista, peço apenas que me ensine e ajude a entender como funciona esse complexo sistema tributário nacional.

 

*****

Duas competências

Eu tenho percebido que quando os contabilistas encontram esse espaço para explicar aos seus gestores, aos seus clientes como funciona todo o sistema tributário, eles mesmos ficam mais felizes porque conseguem debater com o cliente a respeito das possíveis alternativas. Isso por um motivo muito simples. O contabilista é uma pessoa altamente qualificada nas funções que lhe cabem, na atividade profissional que lhe cabe. Já, o empreendedor, o profissional, o gestor de uma empresa entende sobre a funcionalidade do negócio em si.

 

*****

A mesma língua

Quando essas duas competências, essas duas grandes áreas do conhecimento se encontram e conseguem falar o mesmo idioma, tenha certeza de que os resultados são somente positivos.  Logo, meu amigo, preste atenção! Alguém tem de iniciar o processo de aproximação da alta gestão, do empreendedor com o sistema contábil da empresa. Sem isso, fatalmente haverá mais presunção do que discussão fértil, do que debate inteligente sobre a carga tributária que a empresa paga. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.