em

Por que as pessoas não conseguem conviver com colegas que praticam atos imorais?

Regiões diferentes

O conceito de moral, como eu já disse aqui na coluna, se refere a um conjunto de valores que uma pessoa tem e que compartilha com outras pessoas formando assim uma espécie de bando, uma espécie de grupo, o que a gente chama normalmente de sociedade. Justamente esses valores são a base, o pilar, a cola que constrói a moral de uma determinada sociedade. Por isso que a moral, como se diz na filosofia, é de natureza circunstancial, de natureza geográfica. A moral de uma determinada região não necessariamente será igual a moral vigente em outra determinada região.

 

*****

Disputa de valores

Então fica fácil entender porque muitas vezes, nas empresas, profissionais destroem sua carreira por não ter a capacidade de conviver com outras pessoas que não têm os mesmos princípios morais. Em bom português, essas pessoas estão colidindo, estão se enfrentando radicalmente na disputa de valores pessoais. Os valores pessoais são tão fortes, mas tão fortes que fazem a automática exclusão de uma pessoa de um determinado grupo caso ela não tenha compatibilidade. E é justamente essa a dica que eu gostaria de deixar para todas as pessoas que acompanham a gente hoje na coluna Visão Empresarial. Entenda que a dificuldade que você tem para conviver com pessoas que praticam atos imorais é porque os seus valores pessoais estão sendo fortemente agredidos e a grande saída é você parar de julgar os outros.

 

*****

Não julgar

É isso mesmo! Não é uma questão de você flexibilizar os seus valores, e muito menos deixar de lhes dar a devida importância. É meramente você parar, literalmente deixar de lado a vontade natural de julgar os atos das outras pessoas. Quando um profissional deixa de julgar e se resigna apenas a controlar os próprios impulsos percebe que a convivência se torna até aceitável, não necessariamente prazerosa. Resumindo, quem julga menos, sofre menos, já quem tenta julgar os outros pode incorrer num erro gravíssimo, estar permitindo ser julgado também. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.