em

Como ensinar a um jovem profissional a agir com coragem, sem que cometa erros na empresa?

Direcionar

O processo de aprendizado, em qualquer nível, em qualquer empresa, em qualquer instância da vida, sempre é pautado por um método chamado de tentativa e erro. E é justamente esse método que deve direcionar o aprendizado de um jovem profissional quando o assunto é entender mais como tomar ações com a sua devida coragem. A grande questão é que isso não acontece do dia para a noite, e normalmente um jovem aprendiz tem ansiedade para que isso aconteça de maneira rápida.

 

*****

Inimigo

Isso é compreensível porque ele, como aprendiz, quer demonstrar ao seu mestre que é capaz de aprender rápido e que em pouco tempo estará preparado para conquistar uma nova posição e ganhar uma promoção na empresa. Aí, essa ansiedade se torna o grande inimigo da coragem. A coragem requer como companhia imediata, primeira, necessária, a ponderação. Ponderação e coragem, calma e coragem são elementos de uma mistura que determinam uma decisão inteligente no mundo empresarial. Aí você percebe. O jovem profissional, normalmente aquele que não tem muita paciência, que não tem muita calma e, ao contrário, tem ansiedade, é aquele que tem pressa para se tornar um grande profissional.

 

*****

Ponderação

Por isso a recomendação de hoje é relativamente simples. Para que você consiga transformar um jovem profissional em alguém que sabe decidir utilizando a coragem, a única coisa importante que você deve ter em mente é que será necessário tempo e, principalmente, pequenas decisões de maneira progressiva para que o jovem profissional entenda que no mundo empresarial, tão importante quanto ter coragem é saber ponderar se a coragem é benéfica ou maléfica para a organização. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.