em

Como fazer o impeachment de um chefe que não é competente?

Manobra?

Neste domingo o Brasil acompanhou de perto a votação para o pedido de impeachment da presidente Dilma, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. Isso aconteceu porque mais de 342 deputados entenderam que a gestão que Dilma apresenta ao Brasil não é correta, não está devidamente embasada na Lei. E da mesma maneira, no mundo corporativo, muitas vezes você pode encontrar gestores que acabam cometendo esse tipo de atitude, que algumas vezes é defendida como erro e em outros casos fica evidente que é uma manobra para enganar todos na empresa.

 

*****

Muito esforço

Quando isso acontece no mundo corporativo, nem sempre é fácil para as pessoas envolvidas demonstrar que efetivamente aquele gestor está prejudicando a empresa e mais, que a pessoa que tem esse poder na mão deve ser destituída. Ao contrário, é comum que as empresas assumam prejuízos por conta da inércia da alta gestão de intervir quando alguma pessoa não vem desempenhando bem no cargo. A grande questão é como desenvolver isso no mundo corporativo, principalmente quando você é subordinado dessa pessoa. A recomendação é muito simples. Sempre que a verdade não é buscada por quem tem responsabilidade pela decisão, significa que quem está abaixo pode até se esforçar para tentar demonstrar essa verdade.

 

*****

Caminho difícil

Entretanto é preciso cuidado, pois quando um funcionário tenta demonstrar à alta gestão que o seu chefe não está agindo de maneira correta, antes mesmo de estar falando dos erros do chefe, ele também está criticando, demonstrando ineficácia por parte da alta gestão. Então, em alguns casos, a própria alta gestão, apenas para provar que manda, acaba punindo o funcionário. Não é porque você tem a verdade a seu lado que você tem um caminho fácil. Às vezes, ao contrário, o teu caminho será mais difícil, só que vale sempre a máxima, é melhor estar com a razão, ainda que haja oposição, do que estar errado com a maioria. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.