em

É correto o profissional querer voltar a ganhar o mesmo salário de antes?

Depende da necessidade

Um profissional que pediu demissão e que agora volta à empresa, querer ganhar o mesmo salário de antes da sua saída, é correto sim. Querer é correto, porém se é possível dependerá da necessidade da empresa, pois quando uma pessoa desenvolve uma carreira na empresa e, de repente, essa pessoa resolve interromper a carreira tem de entender que ao retornar não volta ao ponto onde estava, mas sim volta antes do início de qualquer outra pessoa. É isso mesmo. Ele volta antes de qualquer outra pessoa que nunca trabalhou na empresa e começa a carreira.

 

*****

Jogou fora

Para explicar, imagine que uma pessoa começou a trabalhar na organização, do zero partiu a um nível de conceito tipo nota 9, e nesse momento ele pede demissão. Quando retorna, ele não retorna ao zero porque o zero somente é pertinente às pessoas que ainda não conhecem a empresa. Ele volta, aos olhares da empresa, para um patamar estilo -1 ou -2. É uma pessoa que já demonstrou que depois de ter colhido e se dedicado muito na empresa, resolveu jogar tudo fora. Isso é muito importante. Um profissional que pediu demissão e retorna à empresa tem de entender que ele deixou uma marca negativa independentemente do comportamento que teve e que, agora, terá de se esforçar muito mais para poder reconstruir a sua história naquela empresa.

 

*****

Arcar com as consequências

Isso porque foi a pessoa que abandonou o barco e não a empresa que tomou essa iniciativa. Assim, meu amigo, preste muita atenção! Se você pediu demissão deveria ter um motivo muito bom para isso e esse motivo evidentemente deveria estar ligado a uma perspectiva de um momento melhor na sua carreira e que, por algum motivo, não deu certo. Retornar não é um problema. Apenas entenda que a cada ação uma consequência também existe. Logo, o grande princípio é não se ater aos problemas que poderão acontecer, mas sim saber arcar com humildade e inteligência as consequências na sua decisão. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.