em

É possível que empresas continuem errando por opção e de maneira racional?

Paradoxo

Para algumas pessoas é paradoxal, ou seja, viola completamente todas as regras de convivência e comportamento que ela tem, o fato de uma empresa racionalmente adotar que deve continuar praticando um erro. Isso, de certa maneira, é algo fácil de entender quando se olha de fora, mas muito mais difícil de compreender quando se está lá no campo, jogando a partida, sendo um ator no processo. Vamos a alguns exemplos. Há muito tempo, a Volkswagen, e isso é público e notório, acabou se envolvendo num escândalo de manipulação de dados de emissão de poluentes.

 

*****

Fórmula mágica

Perceba que durante um determinado momento esse falseamento de informações foi considerado estratégico, mas depois de certo tempo revelar os dados verdadeiros poderia colocar a empresa numa situação muito perigosa. Às vezes, de uma maneira racional a alta gestão, numa intenção de proteger a empresa, acaba fazendo justamente isso e adota racionalmente a postura de continuar com o erro esperando que ninguém perceba, ou ainda, que encontre uma formula mágica em que o erro passe a ser corrigido sem que ninguém perceba que aconteceu.

 

*****

Errando para acertar

Essa esperança não envolve apenas empresas, mas muitas vezes profissionais. É esperança de que o erro será compensado por uma fórmula mágica. A grande questão no mundo empresarial é muito simples, aja sempre com a verdade e deixe que os fatos, e não a opinião dos outros, determine o seu julgamento. Quando você age de maneira inequivocamente correta, ainda que os resultados deem errados não há porque se preocupar porque sem erros não há acertos. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.