em

E se a empresa quiser se aproveitar da minha necessidade para exigir mais por menos?

Nuances

No retorno de um profissional a uma empresa onde ele já trabalhou e pediu demissão a questão salarial pode ter nuances. Primeiro porque se a necessidade do profissional é maior do que a necessidade da empresa, evidentemente ele deve se mostrar grato, pois a empresa está lhe dando nova oportunidade. Nesse sentido a necessidade do retorno dele para a empresa é menor do que ele precisa do emprego. Se precisa muito do emprego, significa que ele não tem tantas alternativas, assim tem de ter humildade para aceitar o que lhe oferecem. O segundo ponto é se a empresa necessita mais do profissional do que ele do emprego. Nesse caso o profissional está habilitado para negociar o seu salário, mas ainda assim ele deve ter em mente que ter rompido com uma rede desenvolvida e querer voltar para o mesmo patamar já é, em algum aspecto, querer demais. Isso mesmo!

 

*****

Queimou fases

Você tem de entender que quando abandonou a sua carreira naquela organização pedindo demissão para, como eu já disse outras vezes, tentar algo melhor para a sua vida, e porventura está voltando, não é obrigatório que tenha o direito de voltar exatamente onde estava porque você rompeu um ciclo. E, ao romper, você queimou algumas fases. Você eliminou alguns benefícios e algumas conquistas que você tinha. Assim é importante sempre ponderar o seguinte: alguns pontos o levaram a sair daquela empresa. Alguns você já não suportava mais. Agora vem uma pergunta: com o passar do tempo será que você vai conseguir suportá-los ou apenas vai levar mais um tempo para que se canse novamente e peça demissão?

 

*****

Lembre-se

Isso é importante porque o profissional não pode esquecer que reconstruir ou reformar uma casa dá muito mais trabalho do que construir uma casa do zero num terreno completamente limpo. Da mesma maneira numa carreira, reconstruir, reformar uma carreira interrompida pode e deve dar muito mais trabalho do que iniciar do zero essa carreira na empresa. Assim, se a sua decisão de sair daquela empresa tinha algum tipo de insatisfação recorra à sua memória, pois pode ser que daqui a algum tempo, bem mais curto do que da primeira vez você volte a ficar ainda mais insatisfeito e aí a sua decisão de agora retornar pode estar sendo a pior que você esteja tomando. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.