em

O que fazer quando você explica sobre o sistema tributário mas as pessoas não entendem?

Flexível

Toda vez que alguém vai ensinar um conceito, um conteúdo, uma área de conhecimento para outra pessoa, dois pilares têm de ser observados. O primeiro é entender que quem detém o conhecimento tem por obrigação tornar esse conhecimento inteligível, aceitável para aquele que recebe a informação, pois segundo um princípio fundamental da pedagogia, quando um aluno não aprende a culpa é do professor que não utilizou todos os métodos possíveis, não foi flexível o suficiente, não foi dinâmico o suficiente para que a pessoa de alguma maneira entendesse o que ele quer dizer. Por isso o primeiro pilar é que quando alguém não compreende, aquele que ensina é quem deve se preocupar em analisar que erros que está cometendo e como deve corrigir isso.

 

*****

Agir na lei

Mas, se o primeiro pilar é analisar o desempenho de quem ensina, o segundo pilar importante é também quem ensina analisar os pré-conceitos existentes na cabeça de quem recebe o ensinamento. No mundo corporativo não é raro encontrar profissionais ou empresários que tem uma série de preconceitos a respeito da carga tributária do Brasil. Para eles é muito simples: pagamos muito e pronto. Contudo, eles não estão interessados em aprender em que pagam muito, quais as alternativas, quais os caminhos legais que a própria legislação permite para que, dentro da lei, pague apenas aquilo que realmente é devido.

 

*****

Contornar objeções

Portanto, é importante que o contabilista aja com inteligência, não apenas para ser flexível no método de ensino, mas também ser inteligente o suficiente para perceber que tipos de preconceitos estão vigorando na mentalidade da alta gestão e buscar elementos para quebrar, para literalmente romper com a fidelidade que a alta gestão tem a esses pré-conceitos. De uma forma simples e prática, o bom professor senhor contabilista, é aquele que não apenas sabe ensinar, mas também sabe eliminar ou contornar as objeções de quem aprende. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.