em

Para fazer um planejamento tributário é necessário contratar uma consultoria?

Orçamento

Sem dúvida o primeiro passo para que uma empresa desenvolva um planejamento tributário é fazer um orçamento prevendo qual será o seu resultado no ano que vai iniciar, pois todo contabilista precisa dessas informações. Elas são informações mercadológicas, que vem diretamente do empresário para que ele possa determinar qual o melhor modelo tributário para a empresa adotar no ano seguinte. Assim, de um lado está o contabilista que precisa de informações fidedignas, confiáveis, sobre uma provável tendência, um provável desempenho da empresa no ano seguinte.

 

*****

Eleger

De outro lado está o empresário que independentemente de conhecer ou não sistemas tributários, modalidades tributárias, entende profundamente do seu mercado de atuação. O empresário, fazendo um orçamento poderá saber o que vai ter de lucro, ou então, de prejuízo. Poderá saber que tipos de compras fazer, que tipo de custos irá ter, e ainda, que tipo de resultados pretende ter. O contabilista poderá auxiliá-lo a, de uma maneira extremamente simples, eleger o melhor modelo tributário para o ano que vem.

 

*****

Simplicidade

É claro e evidente que se o empresário conhecer mais poderá ajudar o contabilista a entender melhor que caminho seguir no ano seguinte. Resumindo, não é necessário contratar um consultor para que o empresário pelo menos tenha uma melhor definição sobre o melhor regime tributário para o ano seguinte. Basta apenas que ele não tenha preguiça e faça ainda que de maneira extremamente simples o seu orçamento para o ano seguinte. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.