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Por que a negação é a reação mais comum quando o chefe recebe feedback negativo?

Reação

O ato de um profissional ter de dar ao seu chefe um feedback negativo, ou seja, de lhe falar sobre um comportamento inadequado que está praticando, normalmente gera uma reação imediata porque o ato de negar faz parte da natureza humana. Toda pessoa, independentemente da idade, prefere sempre acreditar naquilo que é bom e prefere sempre negar a realidade que muitas vezes é pior do que ele gostaria. A negação se dá de diversas maneiras, muitas vezes consciente e às vezes inconsciente. Neste aspecto é fácil diferenciá-las. Na negação inconsciente o que se percebe é que a pessoa desdenha da situação e não demonstra gravidade para uma situação negativa.

 

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Complô

Você diz ao seu chefe que ele está prejudicando o clima na empresa e que ele corre o risco de perder bons clientes e também bons funcionários. O chefe responde para você ficar tranquilo e que, na verdade, você está tendo uma impressão equivocada porque está tudo sob controle. Esse é um exemplo da negação inconsciente. Contudo, quando o chefe começa a negar a realidade criando histórias completamente absurdas, dizendo estar sendo vítima de um complô e que todos estão contra ele, tenha certeza de que este é um tipo de que a negação está sendo feita de maneira consciente. Ele sabe que está errado. Ele sabe que cometeu um erro gravíssimo.

 

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Real intenção

Agora, em vez de assumir, procura arranjar desculpas esfarrapadas e negar a situação dizendo que ela nunca existiu e nunca existirá. Afirma que são os outros que tentam artificialmente construir aquela realidade, única e exclusivamente para lhe causar algum dano. De forma simples e prática, tome muito cuidado porque a negação é o primeiro ato de alguém que recebe um feedback negativo. Ao profissional resta tentar antever qual vai ser a reação do seu chefe e que tipo de negação ele irá apresentar, para imediatamente, ou preferencialmente por antecipação, anular aquele efeito dando e trazendo argumentos suficientes para provar a sua real intenção que é apenas dizer que ele está errando, que o melhor a fazer é assumir e mudar de atitude. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

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