em

Quais os benefícios que um processo de sucessão pode gerar para uma família?

Evite problemas

Fatalmente na vida de toda empresa familiar vai chegar uma hora em que a sucessão tem de acontecer. A grande questão é que algumas vezes as famílias não se dedicam a pensar antecipadamente sobre isso. Ao contrário, preferem muito mais deixar que as coisas corram por si só, achando que a natureza fará a sua parte. Efetivamente, empresas familiares costumam ter problemas quando a sucessão não é discutida antecipadamente.

 

*****

Deixar legado

Primeiro porque o processo de sucessão gera uma série de disputas internas no seio familiar e acabam atingindo a empresa. O contrário também é verdadeiro. Disputas na empresa acabam separando os familiares, contaminando as relações dentro da família. Assim, conduzir um processo de sucessão familiar é antes de tudo mediar, harmonizar os anseios de todas as partes envolvidas, principalmente garantindo que não apenas uma herança aconteça, mas sim que um legado seja deixado, que a família se una em torno dos negócios porque foram eles que possibilitaram à família se sustentar por tanto tempo.

 

*****

Conheça mais

Não é justo que estes mesmos negócios ajam agora negativamente separando os familiares, distanciando pessoas que se criaram juntas meramente por conta de patrimônio. Para isso eu recomendo aos nossos leitores que acesse o site minhasucessao.com.br e conheça mais sobre planejamento sucessório em empresas familiares. Você vai descobrir que planejar é o melhor caminho para não brigar. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.