em

Qual o maior problema que o impeachment da presidente Dilma está gerando para o Brasil?

Imprevisibilidade

Sem dúvida alguma, algo que desmotiva qualquer pessoa e também qualquer profissional é a falta de perspectivas para o futuro. É a falta de saber ou de pelo menos conseguir prever tendências, possibilidades sobre que tipo de cenário encontrará no futuro e o quanto ele vai influenciar na sua empresa ou na sua carreira. O que a gente vê hoje no Brasil por conta da primeira fase do impeachment cujo pedido foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada é uma total imprevisibilidade e completa estagnação de qualquer tipo de política que tire o Brasil dessa crise. Infelizmente estamos migrando para uma taxa de desemprego que há muito tempo não víamos no país.

 

*****

Um monstro ronda

A inflação ainda não é um mal completamente abandonado. A inflação só não mostra mais as suas garras porque a recessão é tão grande que a economia acaba não girando, acaba não se vendendo muito no mercado e consequentemente os preços são achatados, saturados e a inflação não ganha asas. Basta que qualquer vento no Brasil, de retomada de crescimento aconteça, para que a inflação se torne um monstro em nossas vidas. Resumindo, o que estamos falando é que o maior problema com o impeachment é a falta de definição de um cenário futuro. E isso vale também para o mundo corporativo.

 

*****

Falta perspectiva

Empresas perdem grandes profissionais quando tira deles a possibilidade de vislumbrar qual é a sua perspectiva de carreira. Isso acontece quando um profissional te diz o seguinte: eu não sei o que esperar aqui. Por isso prefiro mudar, inclusive voltando alguns passos para trás na carreira ganhando menos e trabalhando mais, mas pelo menos sabendo o que eu posso atingir se me esforçar. De forma simples e prática, empresário que não tem perspectiva, só tem uma coisa: tempo para ficar deprimido. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.