Atitudes
Nunca se pode esquecer que erros são consequências de atos em que a pessoa tenta acertar. Quando um profissional tenta trazer algum benefício para a empresa como um todo e não consegue, o que ele cometeu foi um erro. Já, quando ele pratica maldade significa que ele busca até o resultado negativo, ele quer que as coisas compliquem, meramente para ter uma satisfação pessoal.
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Conforme a situação
Muitas vezes, quando o profissional apenas participou da ação que gerou o erro, ou seja, quando o profissional era de boa intenção e queria fazer parte de um acerto e não conseguiu, pode se transformar em alguém que busca ter inimigos. É a história daquele jogador de futebol que enquanto seu time estava ganhando dizia fazer parte da equipe, dizia sentir-se bem ao lado dos colegas, mas a cada derrota procurava indicar uma falha de um colega de outra posição que não fosse a dele. Resumindo, essa pessoa tinha o espírito de euquipe: estou junto e partilho de todas as coisas boas, mas quando uma coisa ruim acontecer quero demonstrar claramente que já não faço mais parte dessa equipe.
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Coletivo
É como se o time de futebol tivesse ganhado a partida e os pontos por conta do seu desempenho individual, embora coletivamente tenha perdido a partida por vários gols. Não é possível dissociar o desempenho individual quando os erros são coletivos. Não é possível sequer admitir que profissionais consigam determinar quem errou mais ou quem errou menos. A regra do mundo empresarial é bem simples: quando se acerta, se acerta coletivamente e, quando se erra, também. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha