em

Como promover a inovação tecnológica na minha empresa?

Estruturar

Hoje em dia, quando se fala em inovação tecnológica, efetivamente se deve recorrer a uma série de técnicas que possibilitam a ampliação do pensamento na empresa e consequentemente a geração da inovação. Uma dessas metodologias é o Design thinking que basicamente consiste em você pensar de maneira estruturada, de maneira ampliada, de maneira aberta sobre hipóteses que podem melhorar o desempenho da empresa e consequentemente atender melhor os clientes e ainda ter melhores resultados. Por essa técnica, o primeiro passo sem dúvida alguma é reunir as pessoas da sua empresa em torno de um determinado tipo de problema.

 

*****

Qual problema?

Por exemplo, se a sua empresa percebe que está demorando demais para entregar um produto desde que o pedido entra na produção, o que você faz é chamar as pessoas envolvidas e depois promover uma sessão para que todos entendam realmente qual é o problema. Para alguns pode ser que o problema seja o atraso, enquanto que para outros é a insatisfação do cliente o grande problema. Mais ou menos assim. Não seria nada complicado entregar o produto no mesmo prazo que praticamos hoje, desde que o cliente não ficasse insatisfeito. Percebeu? Para alguns é o atraso o problema, para outros é a insatisfação.

 

*****

Definição

E agora, no ambiente colaborativo, em que todo mundo pode dar a sua opinião, o problema passa a ser mais bem definido, e a definição de um problema é sem dúvida alguma o primeiro passo para promover a inovação. Inovar significa tentar solucionar um problema de uma maneira diferente de tudo aquilo que a empresa já vinha fazendo, e para isso, antes de querer ouvir as pessoas sobre que tipo de solução pode ser adotado, é melhor tentar entender e equalizar entre todos, qual é o problema a ser resolvido. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.