em

Como se diferenciar no mercado onde o desemprego está em alta?

Ampliar o espectro

Para algumas pessoas conseguir um emprego é mais do que simplesmente pedir uma oportunidade de trabalho. É literalmente um processo em que a pessoa tem que se desdobrar e contar com a sorte e aí está o primeiro erro. Sorte não gera oportunidade de emprego. O que normalmente se diz no mercado é que sorte é quando o preparo encontra a oportunidade. E, no momento em que a crise do desemprego está em alta as oportunidades parecem ter sumido, ou pelo menos estão cada vez mais escassas, vêm algumas questões importantes. A primeira é que quando o volume de oportunidades baixa, o nível de flexibilidade do profissional tem que aumentar. Significa que se você busca um emprego apenas numa única área, numa única qualificação, e está tendo dificuldades em encontrar oportunidades, deve imediatamente ampliar o seu espectro para aceitar um emprego, uma vaga.

 

*****

Melhor qualificação

Algumas vezes é mais importante ter uma estratégia meio, ou seja, ter uma estratégia de inserção no mercado de trabalho, para somente depois ter uma estratégia de conquistar o emprego que você tanto sonha. O segundo aspecto importante é que as oportunidades agora tem que ser criadas. Você tem que ter muito mais inovação, criatividade, e uma abordagem mais agressiva para conseguir a mesma coisa. E há um motivo para isso. Os empresários estão sofrendo também com a crise. Toda a produtividade das pessoas que trabalham na empresa passa a ser questionada, mas tem um detalhe importante. Às vezes uma empresa que não tem uma vaga disponível, pode se interessar por um candidato que mostra ter mais capacidade, mais condições de desempenho do que um profissional que já está lá, trabalhando há muito tempo de maneira pacata, de maneira apática até.

 

*****

Destaque

Por isso é importante que você estude um pouco mais onde vai pedir emprego. Estude também como você vai se comportar nesse pedido e ai basta focar na ultima regra fundamental. Faça o seu currículo única e exclusivamente para aquela empresa. Dedique-se mais, entenda como ela funciona para que o seu currículo, de alguma maneira, se destaque diante dos demais. Resumindo, quando o desemprego aumenta, também aumenta o nível de profissionalismo de um candidato para conquistar uma vaga. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.