em

Como ter bom desempenho quando a empresa está em dificuldades?

Sem desculpas

Quando se fala em gestão de empresas e gestão de equipes é importante sempre lembrar que um gestor não pode se ancorar em desculpas para diminuir o seu empenho e também permitir que a equipe diminua o seu comportamento, o seu profissionalismo. Eu explico isso com um exemplo: numa determinada empresa, hoje em dia, um profissional está tendo dificuldade para manter a equipe motivada, pois as vendas vêm caindo, os clientes vêm atrasando os pagamentos e até mesmo há problemas para o fornecedor entregar as mercadorias que a empresa vende.

Ser profissional

Esse gestor começa a questionar o empresário, dono da empresa, sobre como é que ele vai manter a equipe em ordem, a equipe motivada, mesmo diante de tantas dificuldades. A resposta é bem simples, ele deve manter os seus profissionais, a sua equipe motivada, a partir de um desempenho que cada um deve apresentar enquanto a relação entre a empresa e funcionários perdurar. Cada vez que um profissional, no mundo corporativo, diminui a intensidade da sua dedicação e do seu desempenho em função do que está recebendo, ou em função dos problemas que acontecem na empresa, ele demonstra de maneira clara que é tudo, menos um profissional de verdade.

Excelência

O desempenho de cada um não deve ser pautado por estímulos externos, mas única e exclusivamente pela consciência de que, enquanto você estiver trabalhando na empresa, toda a sua dedicação não pode sofrer nenhum tipo de variação. É isso mesmo! O líder deve demonstrar à sua equipe que não depende dele e nem da conjuntura que passa a empresa para que seu desempenho seja excelente. Depende única e exclusivamente do próprio profissional. Resumindo, quando alguém na empresa começa a justificar queda de desempenho dizendo que é porque a empresa está com dificuldades, tenha certeza, essa pessoa não é profissional. Ela é tudo, menos alguém que você deve manter na equipe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.