em

Como um pai pode entender a diferença entre herança e legado na sua vida e nos seus negócios?

Intangível

Geralmente todo pai se orgulha de poder deixar patrimônio para os seus filhos, ou seja, estabilidade financeira, capacidade de suportar as dificuldades da vida com um lastro de economia, um lastro de patrimônio que o pai acumulou ao longo da vida. O nome disso é herança e tem como característica estar representada 100% por bens materiais ou por direitos, por contas a receber ou mesmo dinheiro em banco. Já, o legado não.  Legado é o conjunto de princípios que o pai ou a mãe deixam aos seus filhos que vão nortear o seu comportamento ao longo da vida. Legado, portanto, é algo intangível, algo que não se acumula e não se mensura por meio de dinheiro, por meio de quantidade de hectares ou algo que o valha.

 

*****

Preliminar

Legado é, na verdade, a maneira de se comportar e de conduzir a vida que um pai se esforça em passar aos filhos. E uma questão importante é que sempre que um pai ou uma mãe não consegue passar seu legado aos filhos é bem provável que não haja valorização da herança que o pai ou a mãe irão passar também. Isso mesmo! O legado é mais importante, é preliminar à herança. Uma herança passada sem legado é um patrimônio sujeito a ser destruído conforme os interesses do filho que poderá arguir que fez o que bem entendia porque não recebeu uma orientação especifica para isso. Contudo, o legado quando vem antes da herança constitui uma maneira de pensar do herdeiro para que aos poucos compreenda o sacrifício que foi amealhar e acumular aquele patrimônio e como esse patrimônio deve servir de maneira racional à sua família que envolve tanto o herdeiro quanto aquele que construiu o negócio, os pais.

 

*****

Conheça mais

Resumindo, meu amigo, para que uma sucessão empresarial aconteça de maneira tranquila foque mais no legado e menos na herança ou pelo menos foque primeiro no legado, e também na herança, mas nunca o contrário. E se você quer saber mais sobre isso agende: dia 19/05/16, quinta-feira, farei uma palestra pela internet para você conhecer muito mais sobre o que é a sucessão empresarial. Basta acessar minhasucessao.com.br e se cadastrar. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.