em

É coerente um pai cortar as regalias de um filho que não quer trabalhar nos negócios da família?

Reflexão

Essa pergunta se é coerente um pai cortar as regalias de um filho que não se interessa pelos negócios da família eu recebi por e-mail tempos atrás e tenho refletido muito sobre ela. A primeira questão importante é que um pai não pode simplesmente cortar aquilo que sempre deu ao filho dizendo que a partir de agora tudo será diferente, pois afinal foi o pai que acostumou mal o filho. Foi o pai que concedeu uma série de privilégios sempre de natureza gratuita em função da idade que o filho tinha, mas de alguma maneira esse pai não conseguiu mostrar ao filho que tudo aquilo que acontecia não era simplesmente um dom divino, um direito adquirido, ou ainda uma situação que nunca iria acabar.

 

*****

Não poupar o filho

Ao contrário, muitas vezes o pai tentou poupar o filho das dificuldades da vida, tentou poupar o filho do quanto ele tinha de se matar de trabalhar para o filho tivesse todo aquele privilégio. De forma prática o pai tentava compensar os filhos e lhes dar tudo aquilo que ele não teve a oportunidade de receber na sua juventude. Então, de uma hora para outra, o pai vem cortar tudo isso? Isso causa um paradoxo na cabeça do filho. Cria uma situação que viola todos os valores, todas as regras que o filho tinha em mente. Assim, algo mais natural é o pai, em vez de cortar as coisas, começar a dar ao filho uma mesada para que ele administre essas regalias. Às vezes, meramente colocar dinheiro na mão do filho em vez de pagar o cartão, pagar o aluguel de um apartamento ou mesmo pagar a prestação de um carro pode fazer com que um filho comece a abrir mão de tudo aquilo.

 

*****

Desafio

Ele tinha porque era de graça, mas se tivesse de pagar preferiria economizar o dinheiro a ter de gastar com aquele tipo de coisa. Resumindo, meu amigo, às vezes o pai precisa desafiar a si mesmo para somente depois desafiar os seus filhos. Quero fazer um convite! Nesta quinta-feira, 19 de maio, farei uma palestra inteiramente gratuita pela internet para que você saiba mais sobre o tema sucessão empresarial em empresas familiares. Basta acessar o site minhasucessao.com.br e fazer a sua inscrição. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.