em

O que adianta trabalhar tanto se os meus herdeiros não têm interesse pelos negócios da família?

Arrependimento

Nada mais decepcionante na vida de um empreendedor, na vida de um empresário, que construir todo um conjunto de empresas ou uma empresa bem sucedida, e ver que seus herdeiros não têm o menor interesse de dar continuidade a esse tipo de negócio. Nessas horas passa pela cabeça do empreendedor uma série de pensamentos, entre os quais o próprio arrependimento de ter se matado durante toda a sua vida para construir uma empresa e depois perceber que não tem para quem deixar todo esse legado. E é justamente aí que o empreendedor deve entender e analisar em sua mente por que ele efetivamente se dedicou tanto ao longo da sua vida.

 

*****

Legado

O primeiro passo é que tanta dedicação foi também uma forma de nutrir a si mesmo, e principalmente, de provar a si mesmo que era capaz. Muitos empreendedores são movidos pelo desafio da tarefa e não pelo resultado que esse desafio, que essa tarefa, vai gerar. É o caso daquele empreendedor que ao abrir o negócio se dedica para ser simplesmente o melhor no seu setor. Isso não significa que ele quer deixar uma grande herança, que ele quer deixar mais patrimônio aos seus filhos, mas ao contrário, ele quer deixar um legado, uma espécie de conjunto de princípios que nortearam a sua vida e que ele espera que seus filhos copiem também.

 

*****

Fundamental

Assim, de forma simples e prática o empreendedor deve se preocupar mais com o legado que está deixando e menos com o patrimônio e a herança que está deixando. Às vezes os seus filhos, os seus herdeiros, irão entender muito mais o legado que o pai e a mãe deixam do que propriamente se dedicar e criar paixão por aquilo que é o patrimônio da empresa. Uma diferença fundamental: legados são princípios de conduta que um patriarca deixa para seus herdeiros, já herança é um patrimônio, são aqueles bens que podem amanhã ou depois deixar de existir. O que realmente vai fazer a diferença na vida de seus filhos será o seu legado e não a sua herança. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.