em

Planejar a sucessão empresarial pode provocar a economia de tributos?

Não concentrar

Quando uma empresa se dispõe a pensar o processo de sucessão empresarial ela não apenas preocupa-se com a transição de patrimônio de um patriarca, portanto de um pai para seus filhos. É mais do que isso. Todo o negócio da empresa é repensado, principalmente as nuances tributárias envolvendo as atividades da empresa. É comum, por exemplo, que a empresa perceba que concentra num único CNPJ, portanto numa única empresa, varias atividades que são de naturezas diferentes.

 

*****

Redução legal

O princípio, a grande questão nesse aspecto é que a empresa pode estar oferecendo ao governo um tipo de tributação para uma atividade que poderia ter um custo menor, em outro enquadramento. Em bom português, a empresa muitas vezes mistura, junta todas as suas atividades e por conta disso acaba envolvendo todas elas no modelo tributário que pode não ser o mais adequado. Já quando há um planejamento, quando há uma adequação correta de cada modelo tributário para cada atividade da empresa, o que acaba acontecendo é uma redução legal, portanto dentro da lei, da carga tributária que a empresa paga, que a empresa recolhe.

 

*****

Saiba mais

De uma maneira simples e prática, pensar sucessão não é apenas pensar na transmissão de patrimônio, mas é muito mais do que isso, é pensar o negócio da família como um todo. Se você quer saber mais, não perca essa oportunidade. Acesse o site minhasucessao.com.br e descubra tudo aquilo que a sucessão empresarial pode fazer para seus negócios e para a família. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.