em

Quer dizer que um pai dar aos filhos tudo que pode proporcionar pode ser um erro?

Reconhecer o esforço

Evidentemente que quando um pai concede ao filho um benefício ao qual geralmente ele pai não teve direito ao longo da sua vida, está praticando o mais correto dos atos. Todo pai, toda mãe deseja para o seu filho sempre o melhor possível, deseja que seu filho consiga ter e usufruir de coisas que o pai não teve. Entretanto, não se trata de conceder ou não. O problema na hora de falar sobre sucessão familiar e sobre o esforço e o reconhecimento que os filhos terão em função dos negócios da família.

 

*****

Ensinar

Trata-se sim do pai e da mãe não apenas concederem os benefícios, mas também ensinarem aos filhos o quanto isso custa e quanto isso é diferenciado para eles, filhos, e é decorrente de um esforço que os seus pais tiveram que realizar para conquistar tudo isso. Essa é a diferença. É o pai ou uma mãe começarem a explicar a seus filhos que tudo aquilo que eles têm é fruto não apenas de uma sorte na vida, mas de muito trabalho, de muito esforço e do conhecimento que tiveram e que adquiriram ao longo da vida, para não cometer tantos erros assim. É importante os pais demonstrarem aos filhos que errar faz parte, mas errar às vezes apostando tudo o que a família conquistou ao longo de uma vida pode ser um erro fatal.

 

*****

Quer saber mais?

Justamente aí vem a dica de hoje. Senhores pais, façam de tudo para concederem aos seus filhos todas as regalias e benefícios possíveis, mas não esqueçam que todos esses benefícios têm que ser vendidos, no ponto de vista filosófico, pelos pais aos filhos. Os filhos tem que entender que tudo aquilo é uma espécie de conquista coletiva, tanto dos pais quanto dos filhos, e não apenas um presente. Se você quer saber mais, fique atento, hoje às 8 horas da noite, eu faço uma palestra exclusiva sobre sucessão familiar pela internet. É gratuito, basta acessar o site minhasucessao.com.br e se inscrever. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.