em

Como conquistar uma vaga em empresas que cultuam o preconceito?

Não é fácil mudar

Se há um sentimento que merece repúdio, revolta de todos, é o preconceito. E, principalmente, quando esse preconceito é emitido por uma pessoa jurídica, por uma empresa em relação aos candidatos a uma vaga de emprego. Primeiro porque a empresa coloca fatores pessoais e não profissionais para escolher aquele candidato. Segundo porque realmente preconceito, além de estar fora de moda, pode fazer a empresa perder um grande profissional. Entretanto, de outro lado, também é importante que as pessoas que se veem vítimas do preconceito entendam que nem sempre isso é fácil de mudar.

A cara do dono

No caso específico das pessoas que perguntam o que fazer para mudar o pensamento das empresas que tem preconceito na contratação, a resposta tem sido simples e direta. Não tente mudar a empresa. Mude de empresa para a qual você quer trabalhar. Isso é muito importante. Quando um profissional insiste em mudar o comportamento da empresa significa que ele acha que ela deve adaptar-se a ele. Embora sob o ponto de vista filosófico essa atitude mereça louvor e deva ser encarada como coragem, do ponto de vista prático do dia-a-dia do mundo real, isso é pura perda de tempo, pois preconceito parte dos valores que cada um tem. E os valores de uma empresa são emanados pelo seu proprietário, pelos seus principais líderes.

Mudança

Querer que uma empresa mude os seus valores apenas porque um candidato a emprego quer conseguir obter uma vaga, é querer fazer milagre antes do tempo. Pode ser que um dia essa empresa, por conta da pressão social, tenha que rever seus valores e até mesmo incentivar a diversidade. Entretanto, sozinho, um profissional tem pouca ou quase nenhuma chance de fazer essa mudança. Logo, antes de querer mudar uma empresa é melhor perguntar-se se não existem outras empresas que mereçam muito mais o seu potencial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.