em

Como se comportar em uma empresa onde a alta gestão gosta mais de falar?

Aspectos fundamentais

A sustentação de um profissional num cargo de gestão se dá por um conjunto de fatores. Normalmente alguns são aspectos psicológicos e outros aspectos técnicos. Os aspectos técnicos, muito mais fáceis de serem medidos, são aqueles relativos à competência que a pessoa apresenta para desempenhar uma função a partir de um conhecimento específico. Em bom português, é a capacidade que um engenheiro tem de desempenhar bem a sua função olhando apenas para a questão técnica, mas de outro lado, aspectos psicológicos são fundamentais para que esse engenheiro permaneça num cargo de liderança dentro de uma grande construtora.

Um alerta

Esses são os aspectos muitas vezes mais relevantes principalmente na hora de se determinar o desligamento, a demissão desse profissional. E é justamente aí, nos aspectos psicológicos, nos aspectos de relacionamento, que a gente tem que dar um alerta importante aos profissionais. Lembre-se que tão importante quanto o domínio técnico é a capacidade que uma pessoa, que um profissional deve demonstrar, de se relacionar num ambiente de trabalho. Justamente por isso que algumas pessoas costumam discutir muito e decidir pouco. É a maneira que elas encontram de demonstrar relevância e ao mesmo tempo não assumir responsabilidade.

Estratégia

Relevância porque quando um tema polêmico é erguido, é apresentado, esse profissional é um dos primeiros a emitir uma opinião e ainda a fomentar uma discussão mais profunda. Entretanto, quando se pede para tomar uma decisão, o mesmo profissional se demonstra inseguro, pacato, sereno, muitas vezes em completo e total silêncio. A estratégia é: falo quando não tenho que assumir responsabilidades e assumo quando não há responsabilidades para assumir. Simples assim!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.