em

Por que alguns gostam somente de falar sobre temas polêmicos na empresa?

Demarcar poder

Nesta semana eu estou analisando, aqui na Coluna Visão Empresarial, o comportamento de um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. E hoje a pergunta do leitor está completamente compatível com essa análise: porque alguns gestores procuram somente temas polêmicos para fazer discussões dentro da empresa? A resposta é simples! Pessoas que precisam demarcar poder, pessoas que precisam, de alguma maneira ter a razão ao seu lado procuram temas em que notoriamente não haverá o certo e o errado, ou seja, a polêmica é a controvérsia.

Palavra final

A polêmica é aquela situação em que os dois lados podem estar certos porque têm pontos a favor e pontos contra numa determinada situação. Portanto é importante que um profissional entenda que todo o gestor que gosta de temas polêmicos, na verdade, gosta de sempre manter o poder perante a equipe porque quando não houver um único caminho, uma única razão, a palavra final tende a ser dele. Isso é uma característica muito interessante que se observa em gestores que demonstram insegurança do seu cargo, da sua posição, da sua liderança.

Quem detém a força

Assim, quando você perceber que o seu gestor vem procurando debater apenas temas polêmicos dentro da empresa, tome cuidado para não querer tirar dele a razão. Não queira ser o vitorioso num debate em que inevitavelmente ganhará quem tem mais força, porque a razão estará sempre dividida, uma parte para cada lado. De forma simples, de forma prática, inteligente é aquele profissional que percebe quando o seu gestor está interessado em desenvolver a equipe e a empresa em vez de se manter única e exclusivamente no cargo que detém.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.