em

Por que é tão prazeroso para as pessoas identificar e punir os culpados?

É o fomento

Procurar culpados em uma organização é, antes de tudo, algo prazeroso. É isso mesmo que você leu. É normal e prazeroso para as pessoas tentar descobrir quem foi o culpado por algo que aconteceu. É isso que movimenta as rodas de bar no final de semana tentando se descobrir quem é o culpado pelo desvio no governo; é também aquilo que fomenta as discussões no cafezinho das empresas dizendo: quem é o culpado por algo errado que aconteceu aqui na empresa? É justamente sobre isso que eu quero refletir com você: por que as pessoas têm prazer em tentar encontrar um mecanismo que demonstre a condenação, a culpa, a responsabilidade de alguém?

Meia boca

Em primeiro lugar por um sentimento muito simples que é inerente ao ser humano de maneira irracional: o sentimento da superioridade. As pessoas muitas vezes conseguem se sentir superiores, ou então, sentir que estão isentas de culpa quando conseguem colocar a culpa em alguém. É também um fenômeno interessantíssimo para isolar a responsabilidade em um ambiente que, via de regra, eu não faço parte, eu não contribui, eu enquanto profissional não fiz nada para que acontecesse. É justamente por isso que eu gostaria de ponderar com você a diferença entre um profissional que a gente chama vulgarmente de meia boca, ou seja, mais ou menos qualificado e um profissional realmente de primeira. O profissional meia boca é aquela pessoa que se preocupa mais em apontar culpados, em isentar-se da culpa do que propriamente em encontrar soluções.

Evitar

Já o verdadeiro profissional, de primeira qualidade, é aquele que se preocupa em resolver a questão, em identificar realmente qual é o problema a ser resolvido e que, principalmente, não gasta energia procurando culpados apenas para se sentir melhor. Em bom português, pondere um pouco o quanto você gasta no seu dia a dia com questões completamente desnecessárias como agir procurando encontrar culpados. Em vez disso, dedique a sua energia para melhorar os processos da empresa, para evitar que esses problemas não aconteçam. É assim que a gente constrói uma carreira de sucesso, sai da zona comum, sai do meio comum e se torna um profissional diferenciado.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.