em

Qual o custo por não eliminar o preconceito no ambiente de trabalho?

Indenização por danos morais

Até pouco tempo atrás, no meio corporativo tudo era permitido, principalmente atitudes que partiam do empregador. Um bom exemplo é o daquelas situações de constrangimento em que o funcionário era submetido e que não tinha a menor condição de reclamar para alguém. Atualmente existe um fenômeno muito interessante chamado danos morais. As indenizações por danos morais conseguindo cada vez mais espaço no meio trabalhista, no meio jurídico. Se de um lado pode até parecer exagero, de outro é uma proteção contra abusos, pois algumas vezes palavras tidas como ofensivas por um determinado funcionário, estão longe de ser encaradas dessa maneira se entendidas e analisadas dentro do contexto em que foram proferidas.

Gestores, cuidado…

Um bom exemplo é o caso do chefe que diz ao funcionário, após esse realizar um excelente trabalho, que ele é sensacional, é estupidamente competente. Se o funcionário quiser converter essa situação poderá exigir danos morais por ter sido chamado de estúpido. Perceba que analisar fatos, sem o seu devido contexto histórico, é um erro muito grave. Gestores devem tomar cuidado para não permitir que isso se torne uma espécie de medo na hora de agir na equipe. Contudo, de outro lado, exageros também devem ser evitados. São clássicos os momentos de humilhação onde a pessoa foi submetida à execração pública, principalmente nas chamadas festas de fim de ano, nos chamados amigos secretos.

Empresa é solidária

O gestor, dentro de um restaurante, de um ambiente público, acaba humilhando um determinado colega. E o resultado normalmente atinge a empresa porque se aquela pessoa, aquele profissional não puder pagar a indenização a que for condenado, a empresa é solidária no processo. Ela é quem deverá pagar. Logo, a recomendação de hoje é para os gestores. Antes de permitir tudo na sua empresa, questione-se se o que está sendo feito é produtivo ou se não passa apenas da construção de um belo passivo para o seu negócio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.